top of page

Batalha de Vaga

   Em agosto de 2006, foi criado primeiro estatuto das repúblicas federais de Ouro Preto. A partir desta Resolução, os moradores das repúblicas passaram a ter maiores responsabilidades, tendo seus direitos e deveres esclarecidos, fixando também o objetivo das repúblicas bem como impondo a criação de regimentos internos próprios de cada casa, em consonância com a Resolução recém criada.

   De acordo com o artigo 7º desta Resolução, pelo princípio da autogestão, cada residência teria critérios próprios de seleção, devendo, sempre que possível, priorizar os candidatos mais desfavorecidos economicamente.

   Dentro do sistema de autogestão há um microssistema de gestão no qual cada residência, apesar de manter a essência do espírito republicano em seu estatuto, possui suas peculiaridades quanto, por exemplo, à organização interna da casa, quórum para escolha de moradores, gestão orçamentária e patrimonial, gestão orçamentária mensal, planejamento de gastos, direitos exclusivos aos residentes moradores, perda do direito à vaga do residente morador, entre outras.

As repúblicas se baseiam no companheirismo, cooperação, amizade, cumplicidade, respeito e consideração mútuos, constituindo uma relação verdadeiramente fraterna. Tendo a hospitalidade como característica marcante.

 

   O sistema republicano vem sendo moldado ao longo dos anos para assegurar ao calouro uma acolhida saudável e propensa a seus estudos. No processo de admissão de novos integrantes, a UFOP tem estado cada vez mais perto das repúblicas, orientando toda a vivência com a preocupação de que não só o novo, mas os antigos integrantes tenham todo o aparato para construírem, com qualidade, suas vidas na universidade.

 

   A República Peripatus se importa com o bem estar dos futuros moradores. Valorizando a convivência e o respeito mútuo, prezando também pela individualidade de cada um, possuindo um sistema consolidado para admissão de novos integrantes que é passado ao recém chegado, logo que adentra as dependências da casa no processo para efetivação como morador.

bottom of page